Neste post, veremos como você pode usar a nova API de indexação do Google para que as páginas e o conteúdo do seu site sejam rastreados imediatamente, em vez de esperar!
Como indexar backlinks rápido
Nota: O processo mudou um pouco desde que o vídeo acima foi gravado – portanto, sinta-se à vontade para consultar o tutorial escrito atualizado abaixo enquanto isso.
Eis por que isso realmente vale o esforço extra.
- Classifique mais rapidamente (especialmente importante para conteúdo sensível ao tempo)
- Aumente suas chances de classificação acima da concorrência
- Mantenha os resultados de pesquisa atualizados para um tráfego de usuários de maior qualidade
Graças à API de indexação do Google, Rank Math SEO para WordPress e este guia que montamos para você, agora é possível que seu site seja classificado mais rapidamente .
Usando esse método, você pode ficar um passo à frente da concorrência , certificando-se de que seu site seja rastreado e tenha a oportunidade de classificar antes do site deles, o que é extremamente importante quando se trata de conteúdo competitivo e sensível ao tempo.
O processo de configuração geralmente não é muito fácil, mas se você seguir este guia passo a passo , estará pronto e funcionando (ou, eu acho que você poderia dizer subir e classificar) em pouco tempo! Então, sem mais delongas – vamos direto ao assunto e veja como configurar isso.
Observação : o Google recomenda que você use a API de indexação SOMENTE para JobPosting ou BroadcastEvent incorporado em sites VideoObject. Durante nossos testes, descobrimos que funcionava em qualquer tipo de site com ótimos resultados e criamos este plugin para testes.
Se você não tem certeza se quer usar isso ou não, por favor, pare de ler e não prossiga. Como o Google recomenda, você não deve usar essa API de indexação em sites de dinheiro. Por favor, prossiga por sua conta e risco.
Entendemos que isso não é para todos
PROVA: Veja como o Google respondeu à nossa solicitação
Na 1ª hora após a publicação deste artigo:

Depois de algumas horas, o Google nos deu um snippet em destaque para o termo de pesquisa

Obtenha seu site rastreado imediatamente pelo Google usando sua NOVA API de indexação
1 Baixe o plug-in da API de indexação do Google
2 etapas para criar um projeto de API de indexação
2.1 Acesse o Google Cloud Platform
Comece indo para o Google Cloud Platform diretamente daqui .
2.2 Criar um novo projeto
Certifique-se de estar criando um novo projeto de API de indexação clicando na opção Criar projeto .

Como alternativa, você pode clicar no menu suspenso Selecionar um projeto e escolher Novo projeto no pop-up que aparece na tela.

Na próxima tela, insira um nome de projeto que você possa reconhecer posteriormente. E clique em Criar .

2.3 Habilitar acesso à API
Depois de criar o projeto, você precisa habilitar o projeto para acessar a API. Na próxima etapa, você verá uma tela conforme mostrado abaixo. Confirme se o projeto selecionado é aquele que criamos para a API de indexação instantânea, caso contrário, selecione a lista suspensa na parte superior para alterar o projeto. Depois de selecionar o projeto, clique em Avançar .

Na próxima etapa, clique na opção Ativar para permitir que o projeto acesse a API de indexação instantânea.

Depois de habilitá-lo, você pode fechar esta guia.
3 etapas para criar uma conta de serviço
Em seguida, você precisa criar uma conta de serviço abrindo a página de contas de serviço.
3.1 Selecione o Projeto
Primeiro, você será solicitado a selecionar o projeto de API no qual deseja criar essa conta de serviço (aquele criado na etapa anterior).

3.2 Criar conta de serviço
Após selecionar o projeto para o qual deseja criar uma conta de serviço, você será direcionado para a página a seguir, onde basta clicar no botão Criar conta de serviço destacado abaixo:

Na tela Criar conta de serviço , insira um nome e uma descrição para a conta de serviço recém-criada.
Selecione e copie todo o ID da conta de serviço (aquele que se parece com um endereço de e-mail), pois você precisará dele mais tarde. Em seguida, clique no botão Concluído na parte inferior:

3.3 Gerenciar chaves para conta de serviço
Você poderá então baixar o arquivo que contém sua chave de API . Para fazer isso, basta clicar nos três pontos verticais na coluna Ações e selecionar Gerenciar chaves conforme mostrado abaixo:

3.4 Criar nova chave JSON para conta de serviço
Você será levado para a página a seguir, onde poderá clicar em Adicionar chave e selecionar a opção Criar nova chave , conforme mostrado abaixo:

Escolha o formato JSON padrão quando solicitado na sobreposição e clique em Criar :

Ao clicar em Criar , o arquivo .json será baixado automaticamente em seu navegador, o que significa que você criou com sucesso a chave de API e pode prosseguir para a próxima etapa…
4 Adicione a conta de serviço como proprietário de sua propriedade do Google Search Console
Para fazer isso, você precisará se registrar e verificar seu site no Google Search Console (caso ainda não tenha feito isso), o que é super fácil: basta seguir as etapas recomendadas para verificar a propriedade de sua propriedade .
4.1 Navegue até usuários e permissões nas configurações do Google Search Console
Depois de verificar sua propriedade, abra o Google Search Console, selecione sua propriedade à esquerda (se solicitado) e clique em Configurações na parte inferior:

Clique em Usuários e Permissões :

4.2 Adicionar usuário à sua propriedade do Search Console
Clique nos três pontos ao lado da sua conta e, em seguida, clique em Adicionar usuário.

4.3 Delegar ID da conta de serviço como proprietário
Um pop-up aparecerá agora. Insira o ID da conta de serviço (aquele que você copiou anteriormente) no campo Endereço de e-mail . Verifique se você forneceu Permissão de nível de proprietário e clique em Adicionar .

Agora, em alguns momentos, você verá a conta de serviço listada como um novo proprietário.

Você pode usar um único projeto , conta de serviço e chave de API JSON em vários sites, apenas certifique-se de que a conta de serviço seja adicionada como Proprietário para todos os sites no Search Console.
5 Configure o plug-in
Agora que você criou a chave de API e adicionou a conta de serviço à propriedade do seu console de pesquisa, só resta configurar o plug-in de indexação instantânea em seu site WordPress.
5.1 Instale o plug-in de indexação instantânea
Você pode instalar o plug-in de indexação instantânea fazendo o upload do plug-in (que você baixou na etapa 1) pelo painel do WordPress.
Alternativamente, você pode instalar através do painel de administração do WordPress indo até Plugins > Adicionar Novo . Pesquise e instale o plug-in de indexação instantânea conforme mostrado abaixo.

5.2 Insira sua chave de API nas configurações do plug-in
Depois de instalar e ativar o plugin , basta navegar até Rank Math > Instant Indexing Settings na sua área de administração do WordPress e, na guia Google API Settings , colar o conteúdo do seu arquivo JSON ou apenas fazer o upload do arquivo.
Selecione os Tipos de postagem em que você deseja que a API de indexação faça ping no Google para rastrear seu site assim que uma postagem for publicada, atualizada ou excluída e clique em Salvar alterações .

5.3 Agora é hora de usar a API de indexação do Google para indexar qualquer postagem ou página em seu site quase que instantaneamente.
Vá para a guia Console na parte superior da página. A tela deve ficar parecida com a abaixo.

Insira um URL (ou mais) na seção Indexação instantânea e escolha Ação como Google: Publicar/atualizar URL . Em seguida, clique no botão Enviar para API .

Em apenas um segundo, você deverá ver uma resposta da API, semelhante à abaixo.

Você pode usar as ações Remover URL ou Obter status de URL para remover a URL do índice ou obter o status atual da URL.
Em vez de inserir os URLs aqui e indexá-los, você também pode fazê-lo na seção WordPress Posts. Lá, você deve ver uma opção para atualizar uma postagem ou verificar seu status.

Você também pode usar as opções de ações em massa para obter várias postagens indexadas ou atualizadas rapidamente.

E é isso! Esperamos que você tenha feito bom uso deste guia para ajudá-lo a começar a usar a API de indexação do Google .
Então, fazer o Google indexar seu site instantaneamente não foi tão complicado assim, foi? Se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões – sinta-se à vontade para Tweet @rankmathseo . Mal podemos esperar para ouvir de você.
PS: Seria negligente não mencionar que tivemos a ideia deste post depois de ler este post que David Sottimano escreveu sobre a API de indexação do Google. Outro artigo que vale a pena conferir é o de Tobias Willmann , no qual ele testou exaustivamente a API de indexação com URLs normais que não possuem um anúncio de emprego ou dados estruturados de transmissão ao vivo.
PS 2: Oficialmente, a API é para páginas que contêm dados estruturados de publicação de vagas e transmissão ao vivo, no entanto, de nossos testes internos e nossa versão beta pública, parece que o Google rastreará e indexará qualquer tipo de página, independentemente dos dados estruturados. É uma maneira eficiente de rastrear as páginas rapidamente, em vez de solicitá-las no Google Search Console.
Além disso, o Google planeja usar a API de indexação em vez de Sitemaps no futuro.
6 erros mais comuns e suas correções
6.1 Como instalar o plugin?
Você pode instalar o plugin em seu site como qualquer outro plugin WordPress, usando um destes três métodos:
A) Instalando através do painel de administração do WordPress
Pesquise e instale o plugin Instant Indexing for Google no painel do WordPress > Plugins > Adicionar novo .

B) Carregar via painel do WordPress
Carregue o arquivo ZIP do seu painel do WordPress, em Plugins > Adicionar Novo > Carregar .

C) Faça o upload através de FTP.
Primeiro você tem que extrair o arquivo zip no seu computador e depois fazer o upload da nova pasta fast-indexing-api
para o seu servidor, na seguinte pasta: /wp-content/plugins
.

6.2 403 Permissão negada. Falha ao verificar a propriedade do URL.
Verifique se a conta de serviço está listada como Proprietário do site no Search Console:

Se você não vê-lo lá, siga estas etapas:

No pop-up que aparece na tela, adicione a conta de serviço como proprietária:

Em seguida, atualize para confirmar se a conta de serviço foi adicionada corretamente.
6.3 404 A entidade solicitada não foi encontrada.
Use o Console de API para publicar/atualizar a página uma vez e, em seguida, você pode usar a ação Obter status .
6.4 A API de indexação 403 não foi usada no projeto [nome do projeto] antes ou está desabilitada. Habilite-o visitando [URL] e tente novamente.
Copie e cole o URL em seu navegador para abri-lo ou vá para esta página e selecione seu projeto no menu suspenso próximo ao topo e ative a API:

6.5 Posso usar o plugin sem Rank Math?
Sim, este é um plugin autônomo que funciona independentemente do Rank Math. No entanto, recomendamos usá-lo junto com o Rank Math para obter melhores resultados.
6.6 Posso usar o mesmo projeto de API/conta de serviço/chave de API JSON para vários sites?
Sim, você pode usar o mesmo projeto , conta de serviço e chaves de API em vários sites, apenas certifique-se de definir a conta de serviço como Proprietário de todos os sites no Search Console.
6.7 Posso solicitar a indexação de páginas de diferentes sites de apenas um site?
Não. Você só pode solicitar a indexação de URLs em um domínio do próprio domínio, não de outros sites, mesmo que sejam verificados com a mesma conta de serviço. Por exemplo: se você usar a mesma conta de serviço no site A e no site B, não poderá solicitar a indexação de URLs do site B do site A. Você teria que fazer isso no próprio site B.
6.8 Posso enviar páginas que não tenham dados estruturados de publicação de vagas ou transmissão ao vivo?
A API suporta oficialmente páginas que contêm dados estruturados de Publicação de vagas e transmissão ao vivo , e é recomendável usar apenas nesses sites.
No entanto, a partir de nossos testes internos e nossa versão beta pública, parece que o Google rastreia, indexa (se o conteúdo for original, novo e útil) e segue links em qualquer página que você enviar por meio da API, independentemente de seus dados estruturados.
6.9 Já se passaram mais de 24 horas e o Google ainda não indexou minha página. O que fazer?
Em nossos testes, o Googlebot rastreou as páginas que publicamos por meio da API em minutos, e você pode confirmar o mesmo em seu site verificando os logs de acesso.
Isso, porém, nem sempre resulta na indexação do conteúdo. Pode levar de minutos a dias ou até semanas para que um URL apareça nos resultados da pesquisa. Usar este plugin não garante que suas páginas apareçam nos resultados da pesquisa.
6.10 Estou recebendo um “Erro indefinido” ao tentar obter um URL indexado
Este erro pode ocorrer quando você tenta enviar URLs de outro site para indexação. Verifique se você está tentando atualizar, remover ou verificar o status de URLs que estão no mesmo domínio daquele de onde você está iniciando as solicitações.
O post Como Indexar seu Site no Google instantaneamente apareceu primeiro em Agência de Marketing Digital • Content Marketing Brasil • Marketing Digital.